Roberto Gómez Bolaños
roberto-gomez-bolanos-5_300x400_11

Escritor, editor, artista, poeta,compositor e letras de canções populares, ator, diretor, produtor e pai de seis filhos e 12 netos  , nasceu em 21 de fevereiro de 1929 na Cidade do México  filho de  Elsa Aguilar Bolaños-Cacho (secretária bilíngue  e Francisco Gómez Linares (pintor, cartunista e ilustrador), Roberto foi o segundo de três irmãos (Francis e Horace estavam os outros dois). Antes de se tornar um ator, foi boxeador novato.

Apesar de ser um arquiteto formado na UNAM nunca exerceu a profissão , com apenas 22 anos iniciou a sua carreira como publicitário , durante a década 50 comecou sua carreira de roteirista escrevendo para radio, programas de televisão e cinema, entre seus trabalhos mais importantes nesta década Viruta y Capulina .

Em 1960 fez seus primeiros trabalhos como ator em Dos criados malcriados , Entre 1960 e 1965, dois programas disputavam o primeiro lugar na audiência da televisão mexicana: “El Estudio de Pedro Vargas!” e o próprio “cómicos y Canciones”; ambos escritos por Chespirito.

O apelido “Chespirito” foi dado pelo cineasta Augustín P. Delgado, que considerava Bolaños um pequeno Shakespeare. Começou a chamá-lo de “Shakespearito”, diminuitivo que com o tempo se transformou em “Chespirito”.

Em 1968, Roberto Gómez Bolaños assinou um contrato com a recém inaugurada emissora de televisão TIM, onde começou um programa  de meia hora nos sábados a tarde. Assim nasceram séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” y “El Ciudadado Gómez”. Simultaneamente, se consolidava a carreira de ator para Chespirito.

Em 1970 a emissora estendeu a transmissão para uma hora e o programa foi colocado em horário nobre. Assim o programa recebeu o nome de “Chespirito”, com vários quadros humorísticos .Assim foi criado os personagens de sucesso como  “Chapulin Colorado” (Chapolin) e, um anos mais tarde, o “Chavo del Ocho” (Chaves).

Além de todo o sucesso na TV, Chespirito também estrelou em filmes como Charrito mexicano, Don e Don Ratero Raton, Musica de Vento, O Chanfle e The Chanfle 2.

A partir de 1992 representou no teatro há vários anos a obra “11 e 12”, com o qual conseguiu mais de 29.000 apresentações.

Em 2000, a Televisa dá um tributo intitulado “Eles não têm a minha astúcia!” Comemorando o 30º aniversário do programa El Chavo del Ocho (Chaves ) .

Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter que eu chegar em menos de um dia, mais de 170 mil seguidores, o segundo dia de um total de 250 mil seguidores, e meio milhão em apenas uma semana. Em outubro de 2014, Chespirito já tem mais de 6,5 milhões de seguidores, uma das personalidades do twitter mais seguidores.

Em 20 de novembro de 2013, recebeu o Prêmio Ondas Chespirito Americana para o mais notável carreira na televisão.

O 19 de setembro de 2014 na quinta edição dos prêmios Kids Choice Awards 2014 “El Chavo del programa de 8 foi premiado com o Prêmio Legend. Este reconhecimento foi recebido em nome de Edgar Vivar amigo pessoal de Chespirito.

MORTE

Chespirito faleceu  aos 85 anos de idade, 28 de novembro de 2014 em sua casa em Cancún, no México às 13:45 com quem vivia com sua esposa Florinda Mezza desde 2009, devido a uma parada cardíaca .

No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte foi velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México. No dia 1 de dezembro, o corpo de Roberto Gómez Bolaños foi enterrado no Panteón Francés, na Cidade do México.

Fontes : Televisa , Vila do Chaves , wikipedia